Data

Animação

Importante:

Importante:
"Não tolere o que a Bíblia reprova, e nem reprove o que a Bíblia tolera." (Gilvan, 15/05/2005).

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Alimento Bíblico Semanal 34: “O Segredo para a Vitória” Parte 4: Persistência na Oração II – Orações focadas no Reino


          A oração deve ser a nossa principal ocupação. Só podemos conhecer a Deus através da intimidade com o Espírito Santo e vivência de Sua Santa Palavra. Orações focadas no Reino são feitas em conformidade com a Vontade de Deus. Nessas orações uma das funções do Espírito Santo está registrada em Romanos 8:26-27: “Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos”.
          Deus está fazendo grandes coisas em nosso meio, mas alguns já perderem de vista o que Ele ainda pode fazer. Existe muito mais de Deus para nós e só poderemos experimentar esse mover quando oramos de acordo com a Sua Vontade.
          No inicio da igreja primitiva, muitas pessoas estavam sofrendo as mais diversas perseguições e tribulações e Paulo havia sido levantado para ajudar essas pessoas e estabelecer igrejas fundamentadas em Jesus Cristo.
          A igreja em Roma estava sofrendo perseguição e os crentes romanos estavam tentando sobreviver em um mundo sob a influência do inimigo. No entanto, debaixo da Unção do Espírito e baseado na Vontade de Deus, Paulo não orou em favor da segurança ou proteção deles. Muito pelo contrário, devemos seguir o exemplo de Paulo e orar em favor da unidade, da alegria em meio ao sofrimento e da busca pelo Poder do Alto, conforme registrado em Romanos 15:5-6 “Ora, o Deus da paciência e da consolação vos conceda o mesmo sentir de uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, para que concordemente e a uma voz glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Nesse modelo de oração, Paulo ainda continua em Romanos 15:13: “E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo”. Tudo o que fizermos, deve ser para glorificar a Deus e quando a Unidade for o nosso testemunho, as “pessoas de fora” serão atraídas a Cristo. Orar por segurança e proteção são nossas necessidades, mas quando oramos com os “Olhos do Reino”, pedimos por Unidade para que o mundo creia em Jesus Cristo, Resposta de Deus, Resgate de Deus.
         Quando houver união entre o povo de Deus, uma revolução acorrerá nas regiões celestiais e a Unção do Alto será derramada como ocorria na Igreja Primitiva e muitos serão atraídos a Jesus Cristo. 
         Estudando as orações que o apóstolo Paulo fez, percebemos que ele conhecia as necessidades especificas da igreja a que se reportava e intercedia nessa direção. As atualizações que o apóstolo Paulo recebia dessas necessidades era mediante a revelação do Espírito Santo, uma vez que não havia comunicação como a temos nos dias de hoje. Não havia telefone, celular, fax, twitter, facebook, e-mail. Não existiam os recursos tecnológicos como dispomos hoje.
          Não sou contra esses recursos tecnológicos se eles forem usados para glorificar Jesus. Entretanto fico muito triste, quando vejo irmãos substituindo a Bíblia por um tablet, smartphone ou algo semelhante. Apenas para mostrar com a Bíblia, a Palavra de Deus, tem sido desprezada nos dias de hoje, ouvi de um irmão em um dos cultos em minha igreja, que ele já havia aposentado a sua Bíblia de papel, agora só usava a Bíblia de seu tablet ou de seu smartphone. Eu particularmente também tenho todos esses recursos, mas não devemos desprezar a Palavra de Deus de tal forma.
          Daqui a pouco tempo não teremos mais Bíblias impressas, apenas teremos versões eletrônicas. Já há grupos religiosos que não mais freqüentam a igreja e que insistem em anular os “cultos congregacionais”. Também há alguns irmãos que substituem o culto por qualquer outro evento. Tudo é mais importante do que estar na “casa de Deus”. O salmista nos orienta no Salmo 84:10  “Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil”. Mais vale um dia na casa do Senhor do que mil em qualquer outro lugar. O Espírito Santo está sendo “engessado” em muitas igrejas nos reino dos homens. Esses homens nada vêem além de si mesmo. Não me admira se dentro de pouco tempo também recebermos a Santa Ceia por sedex.
          O devocional, a busca de revelação e profundidade na Palavra, virá utilizando um tablet ou smartphone em substituição à Bíblia, à Pérola de Grande Valor? Precisamos impedir a penetração do “secular” em nossas igrejas e separar o santo do profano. Como incentivar conhecer, ter intimidade e praticar a Bíblia se o tablet, o celular ou o smartphone, para alguns, dispensa leitura da mesma.
          Não resta dúvida da penetração do império das trevas em nosso meio através dessas formas sutis que citei acima. Não é em vão que o autor aos Hebreus nos exorta a “não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia (hb 10:25). Não devemos remover os limites antigos (Pv 23.10) e isso implica em não substituir a Bíblia por nada e nem por ninguém.
          Devemos orar por necessidades específicas de nossa igreja, mas também precisamos voltar nossos olhos em outras direções. Na direção de um mundo “maduro para o juízo” de Deus. Isso indica que devemos orar para que o nosso ministério seja plenamente eficaz. Como está o nosso testemunho em nosso dia-a-dia, no nosso cotidiano?
         Nesse aprendizado diário com o Espírito Santo, aprendi a não pedir a Deus que me livre dos problemas, mas que Ele me ensine a ter uma mente mais volta para o Seu Reino em meio aos problemas e dificuldades.
   
  •  Afirmativa-Chave: Nesse aprendizado diário com o Espírito Santo, aprendi a não pedir a Deus que me livre dos problemas, mas que Ele me ensine a ter uma mente mais volta para o Seu Reino em meio aos problemas e dificuldades.
  • Pergunta Padrão: Como está o nosso testemunho em nosso dia-a-dia, no nosso cotidiano?
Gilvan Silva Santos, servo do Deus Altíssimo em espírito, alma e corpo (I Tes 5:23)
Itabuna-Bahia 12.09.2012 (10h54min)
[gilvansilva00@hotmail.com; (73) 9191-0910; 8848-3714; 9995-4551]
Siga-me no Twitter: http://twitter.com/Gilvan1973_BA