Data

Animação

Importante:

Importante:
"Não tolere o que a Bíblia reprova, e nem reprove o que a Bíblia tolera." (Gilvan, 15/05/2005).

domingo, 3 de abril de 2016

Cuidado com as Alinças - Parte I

Antes de Josué ser enganado pelos gibeonitas e fazer aliança com eles (Js 9) foi edificado um altar (Js 8:30-35); a edificação desse altar traz algumas verdades para ontem e para hoje:

■ O direito de possuir a Terra Prometida (Palestina) dependia da lealdade do povo (Dt 30:15-16);

■ O acesso ao Senhor no Velho Testamento era pela fé, mediante holocaustos (Js 8:31);

■ A bênção e a paz em Canaã eram condicionais;

■ A Palavra de Deus era e é a Autoridade Suprema ( Js 8:34)

Depois dessa edificação e a da Leitura da Lei, Josué e os príncipes de Israel são enganados pelos gibeonitas. Uma confederação de 6 reis se forma para destruir Israel (Js 9:1-2); mas o povo de Gibeão muda seu comportamento, muda sua aparência; além de trazerem vinho velho e pão estragado para enganar Israel e fazerem aliança.

Os gibeonitas disseram que eram de uma terra distante (Js 9:6), mas Israel desconfiava e questiona de onde eles realmente são (Js 9:7); os gibeonitas mentem novamente e "engradecem" os feitos do Senhor é Sua Presença constante no meio de Israel (Js 9:7 à 11). Eles também justificam o estado de suas vestes, e de sua provisão (vinho e pão estragado) porque fora uma longa viagem).

CUIDADO com as alianças e com os "manjares" que te oferecem - Israel não consultou ao Senhor e comeram daquela comida (Js 9:14); confirmando a aliança e indo contra o que o Senhor estabeleceu: destruição total dos inimigos. Três dias depois se descobre que aquele povo eram gibeonitas e que faziam parte das nações que o Senhor havia mandado e exterminar (Js 9:17-22).

A Aliança estava feita (Js 1:15) e a Israel não podia exterminar esses inimigos (Js 15:19) e eles passaram a habitar no meio de Israel até o dia de hoje (Js 9:27) 

Continua...